Identificação do Portal da Radio Assembleia
ELEIÇÕES RS
ELEIÇÕES 2022
Próxima legislatura começará com mais mulheres e negros do que em 2018
Letícia Rodrigues - MTE 9373 - 17:40 - 03/10/2022 - Foto: Celso Bender
A partir de 31 de janeiro de 2023, mais mulheres e negros ocuparão as cadeiras do Legislativo gaúcho em relação aos eleitos em 2018. Serão 11 mulheres, distribuídas em oito siglas. Em 2018, foram nove as eleitas, mas atualmente a Casa conta com 11 deputadas, já que duas suplentes assumiram a titularidade em suas bancadas ao longo dessa legislatura (Patrícia Alba, no MDB, e Stela Farias, no PT). 

O PT, que elegeu 11 parlamentares, é o partido que mais terá representação feminina na próxima legislatura. Além das atuais deputadas Sofia Cavedon e Stela Farias, que foram reeleitas, a bancada contará com a vereadora de Porto Alegre Laura Sito. 

O PL, que obteve cinco cadeiras, terá duas mulheres em sua bancada. Serão a atual deputada Kelly Moraes, reeleita, e a ex-vereadora de Bagé Adriana Lara, eleita para o primeiro mandato na AL.

As demais siglas que terão deputadas estaduais são o PSOL, com a deputada Luciana Genro, reeleita com 111.126 votos, a maior votação entre as mulheres e a segunda maior entre todos os 55 eleitos; o PP, com a reeleição da deputada Silvana Covatti, campeã de votos da sigla; o MDB, com a deputada Patrícia Alba, que foi reeleita; o PC do B, com a vereadora da Capital Bruna Rodrigues; o PSDB, com a delegada de Polícia Nadine Anflor; e o Republicanos, com a dona de casa Eliana Bayer. As três últimas exercerão seu primeiro mandato na ALRS.

Parlamentares negros
A 56ª Legislatura terá duas deputadas negras e um deputado negro, diferente do que ocorreu em 2018, quando apenas se declarou como negro Airton Lima, eleito pelo PR e atualmente no Podemos, mas que não se reelegeu.   

A bancada negra será formada por Laura Sito (PT), Bruna Rodrigues (PCdoB) e pelo vereador de Porto Alegre Matheus Gomes (PSOL), que conquistou 82.401 votos, sendo o segundo mais votado de sua bancada e o quinto entre todos os eleitos.

Idade
A idade média dos eleitos para a próxima legislatura é de 50,8 anos. Em 2018, a média dos eleitos era de 49,3 anos. 

O parlamentar mais velho da nova legislatura será o atual deputado Adolfo Brito (PP), com 72 anos. Os mais novos são os dois vereadores da Capital Matheus Gomes (PSOL), com 31 anos, e Laura Sito (PT), com 30 anos (ela completa 31 anos em novembro).

Renovação
O percentual de renovação no Parlamento gaúcho caiu em relação à eleição de 2018, quando chegou a 50,9% (27 parlamentares foram reeleitos e 28 conquistaram o primeiro mandato). No pleito do último domingo (2), o índice chegou a 43,63%, já que 31 deputados foram reeleitos e 24 chegam à Casa para o primeiro mandato ou retornam para ocupar uma cadeira na ALRS mais uma vez.

Desses 24 candidatos, 22 começarão seu primeiro mandato na Casa a partir de 31 de janeiro de 2023. Entre eles, está o advogado Marcus Vinícius (PP), que foi suplente de seu partido durante a atual legislatura, chegando a assumir temporariamente uma vaga na Casa. Já o bancário Gilmar Sossella (PDT) e o advogado Ronaldo Santini (Podemos) retornam ao Parlamento gaúcho para um novo mandato, já que foram deputados estaduais em legislaturas anteriores.  

Entre os estreantes está o advogado e jornalista Gustavo Victorino (Republicanos), que foi o candidato mais votado entre os 55 eleitos, obtendo 112.920 votos. 
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Plenário - Atualizadas

 
  2022


  2006


» Veja mais
Pesquisa de Matérias
Termo:
Período:
  à  

TV Assembleia
Livreto Perfil Parlamentar 55ª Legislatura

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30